CooperSerro é premiada na França

By 9 de maio de 2018Notícias

O Serro, hoje, é a região de Minas Gerais que tem maior número de produtores de queijo certificados junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA. E não é por acaso. O investimento na valorização do produtor de Queijo do Serro é rotina na Cooperativa, que está à frente ou apóia diversas iniciativas, como o registro do Queijo Minas Artesanal, pelo IEPHA, em 2002, e pelo IPHAN, em 2008, como Patrimônio Imaterial.

A Cooperativa sempre atuou para auxiliar os produtores da região, inclusive, com participação no desenvolvimento da legislação específica,  a Lei n°14.185, de 2002, que dispõem sobre o processo de fabricação do Queijo Minas Artesanal.

O reconhecimento por este trabalho de anos de investimento está, por exemplo, nas medalhas que a Cooperativa recebeu no concurso Mondial du Fromage, realizado no início de junho, em Tours, na França, cidade mundialmente conhecida por produzir queijos de qualidade. A Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro arrematou duas medalhas de prata com o queijo artesanal marca do Serro, maturado com casca lavada e com casca ácaros, curados na França pelo Mestre Curador francês Jean-François Dubois (Lafinarde).
Os queijos foram selecionados aleatoriamente entre os produtos dos 54 associados produtores de queijo da CooperSerro e levados à França pela jornalista Débora Pereira, da SerTãoBrás, que esteve no Serro realizando o curso de Maturação de Queijos, com a Professora Délphine Gehant, em fevereiro de 2017.

O Presidente da CooperSerro, Carlos da Silveira Dumont, aponta que a premiação recebida é resultado do processo de valorização do Queijo Minas Artesanal, determinado pela Cooperativa, e uma vitória de todos os produtores de queijo cooperados. “O reconhecimento internacional é importante para valorizar nossa cadeia produtora e mostrar ao Brasil e ao mundo que nosso produto tem qualidade, comemora Carlos, e ressalta: “A apresentação do nosso produto estimula a abertura de novas parcerias, como a FAEMG, que tem apoiado fortemente a nossa causa, e a FIEMG, que entre outros projetos, apóia a Cooperativa, em parceria com o Instituto Estrada Real, no lançamento do Queijo do Serro Estrada Real”.

Leave a Reply